DEPOIMENTOS

PORTFÓLIO


Desde 2003, ano de sua fundação, o Instituto Lótus vem consolidando sua missão de pesquisar, empreender e viabilizar soluções para as demandas emergentes da sociedade. Para isso, vem reunindo especialistas e instituições das áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura, esportes, promoção social, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, para o atendimento das suas atribuições estatutárias de forma sinérgica, integrada e colaborativa, em consonância com a dinâmica que estrutura a sociedade e as pessoas que a formam. E de que vale uma ideia sem ação? Apresentamos a seguir, alguns dos frutos gerados nessa trajetória, desenvolvidos em diferentes áreas mas todos trazendo algo em comum: valores como a parceria, o interesse público, o desenvolvimento social e o respeito à vida.


Ação Maker
OS ALUNOS COLOCAM A MÃO NA MASSA E A EDUCAÇÃO MELHORA


O projeto Ação Maker é uma ação inovadora desenvolvida pelo Instituto Lotus, em parceria com a Testo Digital e apoio institucional da Fundação Telefônica-Vivo implementado de forma experimental em escolas públicas de diversas localidades do país desde 2018, com o objetivo de, através do envolvimento em projetos, estimular o engajamento dos estudantes com os estudos e a escola, especialmente em 2020, no contexto da pandemia do novo Coronavírus e do ensino remoto. Foram atendidas dezenas de escolas públicas e conveniadas nos municípios de São Paulo, Poços de Caldas, São José dos Campos no estado de São Paulo, e Barra dos Bugres, no Mato Grosso
Quer saber mais? Entre em contato!


Pro Futuro
OFERTA DE CURSOS GRATUITOS PARA PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS


O ProFuturo é um programa global da Fundação Telefonica Vivo e Fundação Bancária La Caixa que oferece cursos on-line de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica que incentivam a formação a distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas. O Instituto Lotus, através da mobilização de inúmeros associados, é parceiro na geração de conteúdos para diversos dos cursos oferecidos nesta plataforma.
Quer saber mais? Entre em contato!


Impulso
CONSTRUINDO UMA PONTE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO


#IMPULSO é a campanha criada pelo Instituto Lotus que busca captar recursos privados para projetos de interesse público, prezando pela qualidade da aplicação e pela prestação de contas dos recursos ofertados. Aborda dois tipos de projetos de Responsabilidade Social Empresarial: Doação àqueles elaborados em apoio pontual a grupos em vulnerabilidade social momentânea ou perene, e Fomento aos projetos de intervenção social de alavancagem especialmente àqueles dedicados a inovação educacional para alunos das redes públicas de ensino.
Quer saber mais? Entre em contato!


Logo Codinorp
GESTÃO E ENSINO DE QUALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA


Parceria firmada através de um pioneiro Termo de Fomento baseado na Lei 13.019/2014 em novembro de 2018 entre o Instituto Lotus e o Codinorp, Consorcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná, teve por objetivo desenvolver um conjunto de atividades com vistas à melhoria dos indicadores de ensino e do desenvolvimento humano das cidades que formam o Consórcio: Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira. A contratação foi estruturada com base no CIS, Contrato de Impacto Social, em que os resultados atingidos impactam na remuneração dos fornecedores, construindo assim uma cadeia de responsabilidades para o atingimento das metas, metodologia usada de forma inédita no Pais. Em seu primeiro ano de atividades, a parceria atendeu mais de 8000 pessoas, entre alunos, professores e gestores dos 10 municípios, que receberam materiais didáticos e paradidáticos de alta qualidade, formação continuada, acompanhamento pedagógico sistêmico, pratica de experimentos, coaching, oficinas e workshops entre outras ações estratégicas que resultaram, além de uma economia de escala sem precedentes na região, uma evolução média de 17% nos indicadores de aprendizagem. As ações contaram com o apoio de um grande número de profissionais e organizações como Somos Educação, Instituto Ciência Hoje, Testo Digital, Fundação Telefonica Vivo, Coletiva, RSP entre outras.


EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA


Muitas razões fazem com que as escolas públicas tenham dificuldades em adquirir materiais paradidáticos para o desenvolvimento de seus projetos tranversais, mesmo aqueles de caráter obrigatório de temas preconizados pela nova BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Isso faz com que cada escola pública e seu grupo de professores improvise ou mesmo utilize recursos próprios para montar os projetos. Foi pra atender essa demanda que o Instituto Lotus desenvolveu a CAMPANHA “Nós dizemos Sim ao Caráter”, no qual, através da adesão de escolas das redes públicas de ensino e captação de recursos em empresas e fundações, viabiliza a aplicação do programa NUVEM 9 Brasil de educação socioemocional aos alunos da rede pública de ensino nos mesmos moldes e condições adotadas pelas escolas da rede privada, contribuindo assim para o aprimoramento das atividades e resultados pedagógicos da escola pública e da sociedade. Desde 2018 até o 1º semestre de 2020, o programa já atingiu mais de 3.000 alunos e 500 educadores de 3 escolas públicas da zona leste de São Paulo.


EDUCAÇÃO INOVADORA - CIÊNCIA E TECNOLOGIA


A expansão sucessiva de um objeto de aprendizagem, no caso, um objeto de tecnologia, é o ponto de partida e centro do programa Expansões Stem, desenvolvido pelo start up Testo Digital. E expandir sucessivamente o objeto significa oferecer aos estudantes a oportunidade de construir novas e mais complexas mediações entre eles e o próprio objeto. Neste programa o objeto de partida, uma mão robótica, é um dispositivo tecnológico com fins educacionais.
O projeto Ocupando Território Educacional EMEF - CEU Paraisópolis, parceria entre Testo Digital e Instituto Lotus com o apoio da Fundação Telefonica Vivo, propõe a experiência Expansões STEM como ponte de integração entre os estudantes e as equipes docentes da EMEF CEU Paraisópolise a ETEC Abdias do Nascimento, que operam no mesmo território - a comunidade de Paraisópolis em São Paulo - com o objetivo de incentivar o prosseguimento de estudos dos egressos do 9º ano, ocupando o espaço da escola estadual técnica para cursarem o ensino médio. Ao final do ano de sua implantação, a quantidade de alunos inscritos para os cursos de tecnologia na ETEC, oriundos da EMEF, triplicou, demonstrando que as atividades maker e o estímulo à experimentação podem promover a diferença no desenvolvimento de um pensamento cientifico nos jovens estudantes e seu interesse por cursos tecnológicos.


ARTE-EDUCAÇÃO PELO DESENVOLVIMENTO SOCIAL


Projeto desenvolvido pela produtora Buriti Filmes, apoiado pela Fundação Telefônica em parceria com o Instituto Lotus, para o registro de ações sociais e educativas no projeto “Cine Tela Brasil”, por meio da produção de obras áudio visuais do tipo institucional, em formato de vídeo. O material desenvolvido passou a fazer parte do acervo da Fundação Telefônica e utilizado como fonte de estímulo e motivação ao protagonismo social através da ferramenta do terceiro setor.


TECNOLOGIA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Iniciativa educacional criada pela empresa Geekie Tecnologia, tem por objetivo disponibilizar gratuitamente ferramentas virtuais de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Seu desenvolvimento contou com o apoio institucional da Fundação Telefonica Vivo e do Instituto Lotus. O Desafio consiste em avaliação diagnóstica de desempenho, geração de plano de estudos individual e realização de estudos por meio de conteúdo, exercícios e avaliações em plataforma adaptativa para todos os brasileiros interessados em se preparar para a realização do exame. A plataforma foi disponibilizada gratuitamente para diversos governos estaduais aplicarem às suas redes.


PESQUISA E TECNOLOGIA SOCIAL


No projeto É DA NOSSA CONTA, pela erradicação do trabalho infantil no semi-àrido brasileiro, desenvolvido pela Fundação Telefonica Vivo, a parceria do Instituto Lótus e a Livework Studio visou coletar dados para o desenvolvimento de estratégias de implantação de projetos buscando entender o ecossistema de comunidades do semiárido brasileiro para realizar uma formação em inovação e acompanhar o desenvolvimento de projetos e protótipos com potencial de redução do trabalho infantil.


INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL


O projeto de repatriação de animais oriundos de tráfico e apreensões realizado pelo IBAMA-SP vem se consolidando com resultados muito positivos e ganhando destaque nas mais diversas mídias, como um procedimento ambiental sem precedentes na história da gestão de animais silvestres do país. Este projeto é pioneiro dentro do Ibama, visto que, por muito tempo, técnicos e pesquisadores da instituição defenderam a ideia de que as aves não poderiam ser reintroduzidas na natureza, pois não reaprenderiam a se defender ou a capturar alimentos. Os relatórios anuais feitos em parceria com o Instituto Lotus e apoio de empresas e fundações brasileiras, fortalecem o processo ao possibilitarem o registro e o acesso coletivo aos dados.


INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL


Documentário idealizado para sensibilizar o cidadão de que possuir um animal silvestre, embora seja um direito assegurado por lei, provoca uma série de prejuízos. Tais prejuízos englobam os danos ao meio ambiente, pois a captura de fauna nativa, além de reduzir o número de indivíduos da espécie, também acaba prejudicando a flora. Também são considerados prejuízos o sofrimento desses animais – solidão, alimentação inadequada, maus-tratos – e o risco das zoonoses, ou seja, as doenças que esses animais podem causar aos humanos. Paralelamente, o documentário mostra que as motivações para o desejo de ter um animal silvestre acabam sendo fúteis, uma vez que os animais domésticos cumprem perfeitamente o papel de companhia para os humanos. Assim, a idéia-fim deste documentário é demonstrar que, ainda que seja um direito do cidadão, ele deve abdicar da intenção de ter um animal silvestre como pet. Parceria do Instituto Lótus, Holowka Filmes e o IBAMA-SP com o apoio da Lei Rouanet.


PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO


O Instituto Lótus, através de uma equipe multidisciplinar formada por 15 técnicos de variadas especialidades, realiza, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundação Florestal, com recursos de compensação ambiental da duplicação da Rodovia Raposo Tavares pela concessionária CCR ViaOeste, os estudos técnicos que orientaram a elaboração do plano de manejo da APA de Itupararanga, que congrega 8 municípios em torno de importante unidade de conservação do estado de São Paulo, na região geográfica imediata de Sorocaba, visando a proteção da área de drenagem da represa Itupararanga que abrange parcialmente os municípios de Votorantim, Piedade, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Roque, Mairinque e Alumínio, sendo responsável pelo abastecimento público de 63% da população da bacia e pela geração de energia elétrica para a região.

Link: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/planos-de-manejo/planos-de-manejo-planos-concluidos/plano-de-manejo-apa-itupararanga/


INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO


Canal de comunicação entre superintendência regional do IBAMA em São Paulo, sua comunidade interna e universo de usuários do órgão. O projeto teve como propósito informar a comunidade de trabalhadores do IBAMA sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão, orientar seus usuários sobre as formas corretas de utilizar seus serviços, difundir informações relacionadas à pauta ambiental e servir como pré-pauta para a imprensa de todo o estado.. Projeto realizado em parceria do Instituto Lotus e o DeCom IBAMA-SP.


INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO


Parceria entre o Instituto Lotus e o departamento de Comunicação do IBAMA-SP, minuto IBAMA consiste de um conjunto de spots de 15 e 30 segundos com informações de conscientização ambiental. Produzido em estúdio e distribuído para veículos de massa, MINUTO IBAMA será uma excelente ferramenta de educação ambiental de largo espectro, direcionado aos formadores de opinião, multiplicadores e a grande audiência das rádios..


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CONSCIENTIZAÇÃO


Publicação de uma coleção multitemática de revistas de divulgação científica em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, visando a divulgação de temas relacionados ao meio ambiente, escritos em linguagem científica por oficiais da corporação. Contou com apoio das empresas AES Tietê, Grupo Pepec, Grupo Boa Hora, Sistema Fiesp/Sesi/Senai, Orbi, PickUpAu TI, Suzano Papel e Celulose, Denver Química, Arauna Ambiental, CR Almeida, Geotec e ProTech.

Link: http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/


CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho desenvolvido pelo ISSA, Instituto de Segurança Socioambiental em parceria do Instituto Lótus , CPI- da Policia Militar, Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto – campus Guarujá e Prefeitura do Município de Guarujá, com apoio da Associação de empresários da Baixada Santista. Consiste em um diagnóstico socioambiental e um plano de ações com vistas à recuperação dos valores históricos do município. Projeto dirigido por João Leonardo Mele, ex-comandante de policiamento ambiental – SP. .


CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Não permitir que o lixo gere chorume ou gás e seja convertido em energia. Este é o principal atributo deste inovador sistema que permite, em escala industrial, após a retirada de produtos recicláveis do lixo através do trabalho de inclusão de catadores para a geração de seu sustento, tratar o resíduo orgânico restante em um processo físico-químico, para que, ao invés de ser encaminhado para os aterros sanitários, possa ser utilizado em outras funções ambientalmente corretas e economicamente sustentáveis. Desenvolvido pelo Instituto Lotus em parceria com o Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, Faculdades Cantareira, Unesp, Universidade de São Carlos e as empresas Lara Ambiental e Zamfor.


PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Projeto apoiado nas possibilidades de reaproveitamento do óleo de fritura através do eterno ciclo de vida de produtos recicláveis como matéria prima, em que os recursos gerados pela venda desse óleo usado são doados para as campanhas de apoio, garantindo, em uma mesma ação, a diminuição da pegada ambiental do homem, sustentabilidade financeira e um impacto social positivo. Assim foi o Programa Óleo da Fraternidade, ação realizado pelo Instituto Lotus em parceria com a Diocese de Santo Andre, que mobilizou igrejas e seus fiéis, vizinhança e empresas locais, que depositaram nos galões da campanha, em um ano, cerca de 150 mil litros de óleo de fritura usado que seria descartado de forma irregular. Os recursos obtidos com a venda para a empresa Lirium foram, então, destinados à Diocese da Amazônia para a manutenção do barco hospital Laguna Negra que atende comunidades ribeirinhas da região, fechando assim o ciclo de sustentabilidade desejado..


CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os efluentes líquidos gerados pela decomposição de orgânicos ou pelas indústrias são altamente contaminantes dos recursos hídricos, como os lençóis freáticos e aqüíferos. O Sistema de Oxidação Catalítica Avançada, desenvolvida pelo engenheiro Julio Gurgel do Amaral, do Instituto Lotus em parceria com a empresa EcoProdutiva, consiste em uma estação de tratamento de efluentes líquidos de diversas origens com polimento final que permite atingir condições de descarga de qualidade superior aos exigidos pela legislação ambiental, inclusive como água de reuso..


INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL

Projeto de educação ambiental realizado pelo Instituto Lotus em parceria com a CCR-Viaoeste, empresa gestora da rodovia Castelo Branco, com treinamento de funcionários e elaboração de materiais e campanhas promovendo a coleta seletiva dos resíduos gerados nas dependências da empresa e coletados na rodovia, reutilizando-os na elaboração de acessórios reaproveitáveis para os funcionários e para uso na empresa. Parceria com a ONG projeto Arrastão.


CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Parceria entre o Instituto Lotus e a prefeitura da estância turística de Bertioga, no estado de São Paulo, em que foi desenvolvida uma metodologia pioneira para a recuperação de áreas degradas do bioma restinga, típico do ecossistema litorâneo, com o apoio do departamento de pesquisas cientificas do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo e das Faculdades Cantareira.


CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Parceria do Instituto Lotus com o Instituto de Botânica do Estado de São Paulo e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foi desenvolvido o programa de Incentivo ao Reflorestamento de áreas degradadas, através da Implantação de CERADS - Centros Estaduais de Referência para Produção de Mudas e Recuperação de Áreas Degradadas visando a produção de ampla diversidade de espécies, inclusive frutíferas para enriquecimento de áreas reflorestadas, bem pode servir para a produção de mudas para o atendimento a demandas dos órgãos ambientais, além de contemplar a manutenção de um espaço privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas, ações de educação ambiental e projetos vinculados a programas locais de cunho socioambiental contemplando-se suas peculiaridades socioculturais.


FÓRUM AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA
Ano 1 - Tema: Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Ano 2 - Tema: Água, Meio Ambiente e Vida
Ano 3 – Internacional - Tema: Rio Uruguai – Sustentabilidade e Vida em 3 Nações
Parceria com as secretarias municipais de educação e meio ambiente do município de Uruguaiana, governos do Uruguai e Argentina (ano 3) e apoio da AES Uruguaiana.

SEMINÁRIO VIA OESTE DE MEIO AMBIENTE
Ano 1 - Tema: Desenvolvimento Sustentável
Ano 2 - Tema: Educação Ambiental
Ano 3 - Tema: Recursos Hídricos

CURSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Tema: Aprendendo a elaborar um Balanço Social e Ambiental. Realizado em parceria com SIAI, Prof, Takashi Yamauchi e AEAMESP - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

ENCONTRO BIANUAL DAS ASM - IBAMA
Ano 1 - Tema: 1º encontro das Áreas de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres do estado de São Paulo
Ano 2 – Tema: 2º encontro das Áreas de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres do estado de São Paulo
Parceria com a superintendência regional SP do Ibama, apoio da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo – Fundacentro e das empresas AES Tietê, Rede Energia, Bunge, Energias do Brasil e Pepec Ambiental.

1ª FEIRA DE CIÊNCIAS DO CODINORP
Ano 1 - Tema: BNCC e o pensar científico – uso da revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta de fortalecimento do aprendizado através da prática do experimento.
Parceria entre o Instituto Lotus, Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná, Instituto Ciência Hoje e prefeitura do município de Porecatu.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO DE SÃO ROQUE
Ano 1 - Tema 1ª conferência – Educação ambiental e Participação comunitária
Ano 2 – Tema 2ª conferência - Meio ambiente Natural e sociedade
Parceira entre o Instituto Lotus e prefeitura do município de São Roque, SP, com apoio das empresas CCR ViaOeste e Hersheys.

PARCEIROS


Parceria é o DNA do Instituto Lotus. Ao congregar diferentes indivíduos e organizações em torno de interesses comuns, o Lotus vem, ao longo desses quase 20 anos de existência, promovendo iniciativas inovadoras e desenvolvendo projetos de interesse público e alto valor social.
Aqui orgulhosamente apresentamos algumas desses parceiros, sejam eles as pessoas físicas, associações, organizações públicas, universidades ou empresas privadas que desenvolveram ou, de alguma maneira, ajudaram a viabilizar os projetos apresentados nesse website, de iniciativa do Instituto Lotus ou através de sua contribuição ativa.


PARCEIROS PÚBLICOS


Instituto de Botânica do Estado de São Paulo

Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo

Fundação Florestal do Estado de São Paulo

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais - Regional SP

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal do Guarujá - SP

Prefeitura da Estância Balneária de Bertioga - SP

Prefeitura do Município de São Paulo

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Prefeitura da Estância Turística de São Roque - SP

Prefeitura Municipal de Uruguaiana - RS

Consórcio para o Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná

Fundação Jorge Duprat Figueiredo


PARCEIROS DO 3º SETOR

Fundação TELEFONICA-VIVO

Instituto Guapuruvu

Instituto CIÊNCIA HOJE

Instituto de Segurança Socioambiental - ISSA

Instituto Paulo Freire de Educação Humanizadora

Instituto Espaço e Vida: Atendimento a pessoas com deficiência

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Associação de Acolhimento Social Projeto Arrastão

Associação Diocesana de Santo André e ABC Paulista

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô

SIAI – Assessoria ao Terceiro Setor


PARCEIROS DAS ACADEMIAS

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual de São Paulo - São Carlos

Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá – SP

Faculdade Cantareira – SP

Centro Universitário Filadélfia - Londrina (PR)


PARCEIROS DA INICIATIVA PRIVADA

Somos Educação

Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo

Coletiva Consultoria – Idéias para o Futuro

QI de Comunicação Editora - Nuvem 9 Brasil

Buriti Filmes

Geekie Games - Desafio do ENEM

LIVEWORK Studio

Concessionária de Rodovias CCR - VIAOESTE

Ecoprodutiva Soluções Ambientais

AES Tiete Geração de Energia

AES Uruguaiana Geração de Energia

EDP Bandeirante Distribuidora de Energia

Companhia Suzano de Papel e Celulose

Zamfor Soluções em Tecnologias Ambientais

Grupo CR Almeida

Grupo PEPEC de Gestão Ambiental

Grupo Boa Hora/Tech Lix de Gerenciamento Ambiental

Grupo Lirium de Reciclagem

Grupo Lara de Tratamento de Resíduos

Denver Especialidades Químicas

Rede Energia Distribuidora

GEOTECH Engenharia

Grupo Bunge Agronegócio e Alimentos

SYNGENTA Brasil Agronegócios

LANNA Assessoria Contábil

Rubens Naves Advogados

Manesco Sociedade de Advogados

F2Way Tecnologia sob Medida

Holowka Filmes